terça-feira, 13 de outubro de 2009

Uma bofetada de Luvas Pretas

Para aqueles que perguntavam porque é que a direcção do Benfica tinha "mandado embora" o João Alves, depois de este ter feito um trabalho brilhante ao comando da nossa equipa de júniores, consubstanciado na conquista do título nacional deste escalão, muitos anos depois de um sucesso a tal nível, aqui fica a resposta:


Afinal o João Alves não foi "mandado embora", apenas decidiu abraçar um novo projecto, tendo, de forma muito sincera, pedido à direcção do Benfica para o fazer, a qual acedeu, não "cortando as pernas" a alguém que deu tanto ao nosso clube (também ainda enquanto jogador).

Sem problemas, sem chatices, sem polémicas. Infelizmente para alguns, felizmente para os verdadeiros benfiquistas.

Para os que anseiam confusão permanente no reino da águia (situação cada vez menos visível), esta foi uma verdadeira bofetada de... Luvas Pretas!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Eu sou Benfica 2009-2010


Como já devem ter percebido pelos posts anteriores, este blog foi criado em tempos adversos. Não sou daqueles que só aparecem nas vitórias e estarei sempre a defender o Benfica, nos tempos mais difíceis (que se espera puderem ser cada vez menos). Como tal, após as férias, com as coisas a encarrilarem, não senti grande necessidade de aqui vir legar grandes discursos.

A primeira vez que me senti impelido a fazê-lo, foi aquando das eleições para os corpos sociais do nosso clube. Não vim para aqui fazer campanha eleitoral, apesar de ter apoiado a 100% (bem como a esmagadora maioria dos nossos associados) a equipa liderada por Luís Filipe Vieira. Confesso que não pude votar, por me encontrar em Madrid no dia do sufrágio, como poderão comprovar pelas fotos do post anterior. Contudo, se o pudesse ter feito, os meus 20 votos, resultantes dos meus 27 anos de associado, teriam ido sem pestanejar para essa lista. Aqueles que atacaram Vieira (utilizo o verbo no tempo passado, pois creio que muitos, fruto das últimas exibições, escondam agora que alguma vez se lhe tenham oposto, sendo certamente capazes de jurar que sempre foram seus indefectíveis apoiantes caso, como espero, ganhemos o título nacional), em especial os que apoiaram o lunático Bruno Carvalho, poderão agora comentar o “brilhante” percurso do Carlos Azenha nesta liga.

Pelo contrário, a equipa treinada por Jorge Jesus mostra já uma apreciável evolução e qualidade de jogo. Este treinador que, como poderão constatar por escritos anteriores, não era claramente o meu favorito, está de facto, como aliás prometeu, a colocar o Benfica a jogar o dobro (até mais?) do que jogava o ano passado. Se eu gostava que ele fosse mais articulado e por vezes tivesse mais cuidado com a imagem? Claro que sim! Mas JJ não foi contratado para director de comunicação, ou relações públicas… Ele foi contratado para treinador! E o treinador é responsável pela maneira como a equipa joga. E a mim, agrada-me muito a forma como a equipa está a jogar!

Pressão alta do primeiro ao último minuto. Dois avançados e apenas um médio defensivo, apesar de todos os médios, tal como toda a equipa, defenderem. Aliás, o Benfica está um exemplo do chamado futebol total… Todos defendem e todos atacam. Todos trabalham! Noventa minutos à procura do golo, quer estejamos a zero, ou a ganhar por oito. Não foi por características como estas que suplicámos durante anos e anos?

Juntemos a estas, alguns factos, como o aproveitar ao máximo as infraestruturas entretanto criadas, como exemplifica o horário de trabalho que faz com que os jogadores entrem no Caixa Futebol Campus às 08h00 e só abandonem as instalações ao final do dia. Lá dentro, enquanto não treinam, estudam o próximo adversário com o auxílio de todas as novas tecnologias, alimentam-se de acordo com os planos nutricionais da equipa médica, articulada com o Laboratório de Optimização do Rendimento Desportivo (LORD), o mesmo que nos faz ter cada vez menos lesões e jogadores cada vez mais verdadeiros atletas de alta competição. Jogadores sócios do clube, quando assinam.

Elogio também a Rui Costa, pela forma como articula tudo isto, entre a direcção do clube e o grupo de trabalho. Grupo este que, também graças a ele, se viu reforçado de forma substancialmente qualitativa.

Começo pela parte que mais me preocupa, a baliza. Confesso desde já a minha parcialidade… Não gosto de Quim. Entre os dois portugueses prefiro claramente o Moreira e não tenho opinião formada sobre Júlio César. Daqui para a frente, para mim, tudo bem!

Não vou analisar aqui todos os jogadores, um a um, pois parece-me que, ao longo da época terei oportunidades de me referir a cada um deles individualmente, motivado por casos concretos em jogo.

Como dizia no início, não queria ser apenas mais um a elogiar a equipa, mas obviamente que também não esperava necessariamente um mau resultado para aqui vir defender a equipa do Benfica e como me parece que esta boa forma não é apenas um momento fugaz… Para quê esperar? Voltei a escrever. Tentarei ser, também eu mais regular, agora que regressou o campeonato e temos também (creio e espero eu) “o” Benfica de volta.

Não quero ser eufórico, mas o nível de jogo do Benfica agrada-me e isso não posso esconder. Claro que nada está ganho, Podemos até não vir a ser campeões, mas peço apenas que todos, dentro do clube dêem o máximo por isso e se possível que se jogue um futebol bonito, agradável e eficaz. E isso meus amigos… tem acontecido!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Estadia em Madrid



Antes de ter escrito o texto anterior, sobre o nosso novo técnico, deveria provavelmente ter deixado este publicado, uma vez que se refere ao período durante o qual não foram escritdeicadas quaiquer novas entrdas neste blog.
A primeira razão prende-se com razões académicas, uma vez que tive a apresentação e defesa da tese monográfica de fim de curso no dia 19 de Junho.
Dois dias depois voei para Madrid, por onde estive em trabalho, até dia 3 de Junho.
Não, não estive a negociar o Saviola, nem a preparar a apresentação do Ronaldo... He he he he he.
As fotografias que acima se reproduzem, forma tiradas por mim no museu do Real Madrid, no Estádio Santiago Bernabéu. Ambas são da mesma taça, a qual, como poderão ler na imagem de pormenor, foi oferecida pelo Benfica ao clube espanhol por ocasião da final da Taça dos Campeões Europeus, ganha por nós.
Confesso que tenho simpatia pelo Real Madrid... Como alguns costumam dizer e eu sou forçado a concordar, é o Benfica de Espanha. É como uma espécie de 4º clube que tenho, após o Glorioso, o Dramático de Cascais e o Estoril-Praia.
Esta minha estadia em Madrid fez-me aperceber que estou certo. É que eles, os adeptos do Real Madrid, também têm uma certa simpatia por nós, Benfiquistas e identificam-se connosco, mas acima de tudo, têm um grande respeito pelo nosso clube. Basta conversar com eles.
Quem visitar o museu dos merengues, ou quem já o fez, facilmente comprovará que não é por acaso que este platino objecto, que aqui mostro nas fotografias, é o primeiro que encontramos quando entramos na sala de troféus.

Treinador 2009/2010


Já disse tudo o que que tinha a dizer sobre Jorge Jesus, num post anterior. Todos sabem que preferia que ficasse Quique Flores (apesar de achar que o trabalho dele também não foi extraordinário, mas preferia ver o desenvolvimento d mesmo num 2º ano). Cheguei até a elaborar uma petição online para pedir a continuidade de Quique Flores, solicitando ainda que, caso a permanência do técnico espanhol não fosse possível, a solução não passasse por Jorge Jesus.
Sim, é verdade, também pela sua flata de articulação verbal e pela sua postura. Mas sobretudo porque é uma outra incógnita. Ninguém sabe como ele se dará com a pressão de um gigante como o Benfica, sendo que os seus resultados até aqui, noutros clubes, foram bons, mas não os considero brilhantes.
Contudo, afirmei também já aqui que, a partir do momento em que ele assinou, lhe desejo toda a sorte do mundo. Deixo já o aviso que, provavelmente, sempre que o Benfica tiver um resultado menos bom e eu achar que foram más as suas opções, não me vou calar. Mas certamente que não ansiar por esses momentos. Espero até que isso possa nunca acontecer, ou suceder apenas residualemente.
Espero mesmo estar completamente enganado e acabar o ano a dizer bem do nosso treinador. Não me importo de mudar de opinião. Dou valor à coerência, mas à corência de valores. Quem não muda de opinião, ou ideia, quando se apercebe que elas estão erradas, não é coerente... É burro!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Quique Ben"fica"


A SAD do Benfica enviou hoje à CMVM o seguinte comunicado:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR24028.pdf

A comunicação social que entretanto já li e ouvi falar sobre este assunto e que em em uníssono anunciava aos sete ventos a saída do espanhol, está agora dividida. Uns afirmam já que o treinador vai ficar, outros continuam a insistir que Quique não orientará a equipa do Benfica na próxima temporada.

Certo que o ponto 3) do comunicado poderia deixar alguma ambiguidade, afirmando que "a SL Benfica SAD não tem intenção de avançar com qualquer rescisão unilateral do actual contrato", o que poderia ser interpretado que, unilateralmente nunca, mas poderia ser negociado.

Isto se não houvesse, como há, um ponto 4), no qual se refere taxativamente que "não exitem negociações em curso relacionadas com o contrato em vigor".

Não sou ingénuo ao ponto de pensar que a manutenção de Quique é definitva. Mas acredito que tudo o que é dito no comunicado é verdadeiro e que hoje, dia 25 de Maio de 2009, o Benfica não pretender rescindir o contrato com Quique Flores e este não pretende rescindir o contrato com o clube.

Isto não quer dizer que não apareça um clube interessado no técnico, o que, aí sim, levaria certamente a uma reflexão negocial, quanto ao contrato em vigor.

Mas enquanto isso não acontece, os orgãos de comunicação social que hoje, após terem conhecimento do conteúdo do comunicado hoje divulgado, continuam a afirmar (sublinho, não é a sugerir, é a afirmar) que Quique não estará no Benfica na próxima época, estão a fugir à seriedade e imparcialidade a que a deontologia os obriga. Ou devia obrigar...

Como já declarei num post anterior, enquanto não me apresentarem um Mourinho, um Wenger, um Eriksson, um Capelo, ou um melhor do que o Quique, espero que ele fique mesmo, não só deivo às suas inquestonáveis qualidades como ser humano, mas para que possa mostrar, numa segunda época, o trabalho de base que afirma ter realizado no primeiro ano, aproveitando ainda o facto de agora ter já conhecimento do futebol português.

sábado, 23 de maio de 2009

Ramires confirmado


Após alguns dias de informações e contra-informações, Ramires é já jogador do Benfica. É a SAD benfiquista que o confirma em comunicado à CMVM:
Assim é que me parece bem... Nada de falar de contratações, antes das mesmas estarem concretizadas.
Dupla felicidade para Ramires, uma vez que, enquanto é confirmada a sua vinda para o Benfica, o seleccionador Brasileiro, Dunga, acaba também de o convocar para a selecção canarinha:
Percebemos agora que o Benfica conta com dois jogadores da selecção braisleira de futebol, aos quais num breve futuro se poderá juntar a outra contratação já confirmada para a próxima época, o defesa direito Patric de 20 anos, campeão sul-americano pela selecção brasileira de sub-20.
Mas obviamente que esta situação, uma vez mais, vai passar em claro. Afinal, o que seria a comunicação social elogiar a política desportiva do Benfica...?
Voltando a Ramires, deixo-vos aqui um pequeno aperitivo para se irem deliciando:
Impressionante a quantidade de golos que marca e o à vontade com que o faz, para um médio centro de características defensivas (não podemos dizer trinco hoje em dia, se não os "especialistas" fica chateados). Obrigado Katso, por estas três épocas, mas como nos ensina a História... Rei morto, rei posto. E não me parece que o Ramires fique incomodado se não houverem carreiras regulares entre Lisboa e Belo Horizonte.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Camisola Berrante 2009/2010


Os dois posts anteriores tinham sido já escritos por mim há cerca de uma semana, com o intuito de os enviar por e-mail para uns amigos.


Só depois de os ter enviado e de terem colhido alguns elogios me lembrei de criar este blog.


Assim, o presente post é verdadeiramente o primeiro, escrito propositadamente para este espaço.


Desta forma, nada mais apropriado do que o tema que agora vos trago, tendo em vista a denominação Camisola Berrante.


A Adidas apresentou já os novos equipamentos do Benfica para a época 2009/2010, que podem ver na imagem apresentada antes da parte textual.
Gosto muito da principal! Para mim devia ser sempre assim, toda encarnada. Percebo que tenha de ter as riscas da marca alemã, percebo que alterem um ou outro pormenor na gola e na ponta das mangas. Mas não ponham mais elementos lá pelo meio... E se o fizerem, que seja só em branco (não gosto nada daquelas riscas pretas da camisola actual).
Quanto à alternativa, tenho que deixar claro desde já que, para mim, seria sempre toda branca. Aliás, o equipamento alternativo seria sempre todo branco (não gosto dos calções pretos, nem no alternativo e muito menos no principal). Dito isto e como o marketing manda hoje em todo o nosso mundo, aceitando que as cores da camisola alternativa mudam todos os anos (ainda não estou completamente convencido... o Benfica tem, ou devia ser-lhe reconhecida, grandeza suficiente para ter sempre os equipamentos da mesma côr, sem que isso prejudicasse as vendas), gosto desta preta.
Quanto ao patrocínio, se a escolha tiver de ser de entre estes, tirando a óbvia parte económica, dependente do que seja mais benéfico para os cofres do clube, prefiro a Sagres. Por várias razões. Em primeiro lugar porque, esteticamente me parece mesmo a que fica melhor. Depois, porque das marcas apresentadas na imagem, tirando a Benfica Tv que obviamente não terá (ainda) capacidade financeira para cobrir as ofertas das restantes, a Sagres será a única que tem capacidade (real ou potencial) de transcender o mercado nacional. Por último, por razões sentimentais... Já me vejo de camisola vestida a beber uma mini fresquíssima, antes do jogo!
Preferências à parte, o mais importante era partilhar os novos equipamentos convosco.


O Benfica e a formação

Mais um pequeno pensamento que gostaria de partilhar convosco.

Está na moda criticar o Benfica (há já algum tempo), em especial na comunicação social e com o beneplácito e por vezes incentivo de muitos (pseudo-)benfiquistas. Verdade que por vezes o clube ajuda com algumas trapalhadas (quem faz tudo 100% certo?), mas há que ter alguma seriedade...

Nem tudo é tão mau quanto se pinta, ou melhor, se imprime. É que se nos limitassemos e ler o que se escreve e ver e ouvir o que se transmite, pareceria que a realidade do futebol português se reflecte no facto de haver um Porto que é gerido com 100% (ou mais) de competência (claro que sem qualquer ajuda extra-desportiva), um Sporting que apenas não consegue ser melhor porque não comete loucuras financeiras, apostando num equlíbrio das suas contas (hahahahahahahaha) e o Benfica que apenas continua a existir porque há 40 anos teve um Eusébio, uma vez que tudo o que é feito no Benfica é mal feito.

Claro que quem for demasiado simplista, ou ingénuo, ou mesmo ignorante, pode acreditar que "é mesmo assim". Quem, por outro lado, além de ter honestidade intelectual, goste de pensar pela sua cabeça e avaliar a realidade em toda a sua complexidade, facilmente entenderá que "não é mesmo assim". Um exemplo... A formação.

Costuma dizer-se que o Sporting é um exemplo a este nível, estando anos luz à frente do Benfica (que tipo de aproveitamento faz o Sporting destes jogadores, a não ser vendê-los ainda muito novos e usar esse dinheiro para tapar buracos financeiros?). Já se diz também que o Porto se começa a proximar do Sporting, apostando na formação (porque razão vão, então, buscar tantos sul-americanos?). O Benfica, claro, para a opinião do senso comum (sim, digo-o no sentido pejorativo, de "comum" contrariamente a algo que foi seriamente analisado), é uma vergonha neste aspecto.

Para corroborar esta opinião, vi capas e capas de jornais a assinalar o escândalo de o Benfica ter jogado (o que, obviamente, me deixa também descontente) 5 minutos sem qualquer jogador português em campo (capas da autoria, talvez, dos mesmos que não se escandalizam em ver a Selecção com Decos, Pepes e porque não... Liedson). Agora gostaria também de saber porque é que não tiveram o mesmo destaque as seguintes notícias:

http://www.ojogo.pt/25-65/artigo794556.asp

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=164820

Pois, é... Então parece que, apesar de tudo o que se pensa, em Abril, o estágio da Selecção Nacional de sub-19 contava com a presença, entre os seus 25 jogadores, com 9 do Benfica, clube que mais jogadores emprestou aos trabalhos da equipa nacional, sendo que estavam 5 do Sporting e 4 do Porto (sim, os nossos eram tantos quantos os deles juntos). Descobre-se ainda que o Benfica foi ontem ganhar, por duas bolas a zero, a casa do Porto, para o nacional de júniores, estando em primeiro lugar desse campeonato. Se lermos as duas notícias, chegamos ainda à conclusão que existe um tal de Nélson Oliveira, que é, não só o capitão da Selecção da sua catogoria, sendo que costuma alinhar nos sub-19 tendo apenas 17 anos, como o autor dos dois golos que a nossa equipa júnior marcou no Porto.

Ah, é verdade... Recordam-se do estágio onde tinhamos 9 jogadores do Benfica? Pois esse estágio era para o jogo com a Dinamarca, o qual ganhámos por dois golos a zero. Adivinhem quem marcou os golos... Um puto de 17 anos do Benfica, chamado Nélson Oliveira (no dia do meu aniversário, obrigado pelos dois presentes, Nélson).

http://desporto.pt.msn.com/Futebol/article.aspx?cp-documentid=15831197

Nunca ouviram falar dele? Agora imaginem se ele fosse do Porto (como foi com o Postiga) ou do Sporting (como se faz com todos). Era já uma um dos diamantes do seu respectivo clube, representando o sucesso no processo de formação de jovens jogadores desse mesmo emblema.

Como joga de águia ao peito... É só um puto do Benfica.

Jorge Jesus no Benfica?

Escrevi este texto, para enviar num e-ail aos benfiquistas amigos, depois de ler o editorial d'A Bola de ontem, Sábado, 16 de Maio, da autoria de Fernando Guerra. É que sinceramente, entre o Scolari e o Jorge Jesus... Prefiro que fique lá o Quique.

O Scolari já se percebeu que não vem, por isso toda a imprensa aponta o Jorge Jesus como o mais que provável treinador do Benfica na próxima época. Eu já nem falo no perfile na postura... Nem no facto de ser sportinguista...

Mas vamos agora aos factos que o Fernando Guerra aponta e bem, na minha opinião. Depois de ter quase ido do Estrela da Amadora para o Sporting, no fim de 2002/2003, acabou por ir para o Guimarães, onde ficou em 14º lugar e saiu ainda antes de terminar a época, indo para o Moreirense que acabou por descer de divisão. A seguir treinou o Leiria e ficou em 7º (meio da tabela) e rumou a seguir para o Belenenses. No Restelo conseguiu um muito bom 5º lugar o que fez comque fizesse uma carreira interressante na UEFA no ano seguinte, na qual a nível interno já não correu tão bem, ficando em 8º. Esta época, no Braga, apesar de mais um interessante percurso europeu, na liga nacional foi eliminado da Taça de Portugal à 4ª eliminatória e dicou de fora das eliminatórias da Taça da Liga, num grupo onde estavam Leixões e Rio Ave. Certo que vai deixar o Braga de novo nos lugares europeus, mas tem os mesmos pontos que o Nacional, o qual não funciona com as ajudas do Porto (Alan e Renteria).

Como dizia o Mozer, candidatando-se ao lugar, convinha que o treinador fosse alguém que já tivesse ganho títulos. Para ter lá um que tenha treinado clubes do meio da tabela, só porque conhece bem o futebol português, mais vale promover o João Alves, que está a fazer um trabalho fantástico nos nosso júniores, à equipa principal. Pelo menos é da casa e nunca escondeu o seu benfiquismo.

Já sabem que eu prefiro o Humberto, mas isso parece-me bastante difícil. Pode ser que eu me engane e se vier mesmo o Jorge Jesus, isso resulte. Espero que sim. Ao contrário de alguns, não fico todo contente só por ter razão... Fico todo contente é quando o Benfica ganha, quer eu tenha razão, ou não!