terça-feira, 20 de março de 2012

Estádio da Luz palco da Final da Champions 2014



O Estádio da Luz foi escolhido pela UEFA para palco da final da Champions League de 2014:


Além do óbvio orgulho, que certamente todos os benfiquistas e os portugueses mais esclarecidos sentem, anima-me também a ideia de podermos, em casa, comemorar o tri-campeonato europeu.

É só começar já este ano!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Camarada JJ



O que despoletou o presente texto foram as seguintes declarações de Jorge Jesus:

http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1538000

Tomei conhecimento das mesmas pelo seguinte post, do Ricardo Noronha, um dos autores do excelente blog Catedral da Luz:

http://catedraldaluz.blogs.sapo.pt/60426.html

Desde logo, me lembrei de dois sketches da Herman Enciclopédia.

Em primeiro lugar, o baladeiro de Abril, Jacinto Carrascão, autor de “Ninguém Cala os Palhaços Pobres”:

http://www.youtube.com/watch?v=ZEE9CawEwnw

Depois, naturalmente, nota-se que Jesus sabe “onde é que estava no 25 de Abril”:

http://www.youtube.com/watch?v=6OBBPz7B76g

A segunda mão dos quartos de final da Champions (escrevo estas linhas ainda antes de saber quem nos calhará em sorte) irá jogar-se já em Abril.

Que este sentimento de “homem da luta” (ao qual não sou muito dado) sirva para a verdadeira “vitória de Abril”…

A vitória do Benfica!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Boas Notícias



Sou optimista por natureza.

Dito isto, talvez percebam porque é que, depois de uma jornada em que perdemos em casa com o Porto, deixando o clube nortenho isolado no primeiro lugar do campeonato, aqui publico um texto com o título que podem ler mais acima.

Mas é verdade, no meio de tudo o que de mau aconteceu na sexta-feira, algo de bom sai desse clássico… Emerson, devido à sua expulsão, não vai poder jogar na próxima jornada da Liga (se tivéssemos sorte, a Liga castigava-o por mais de um jogo).

É que, apesar de já não podermos depender apenas de nós próprios, ainda falta algum campeonato e ainda é perfeitamente possível sermos campeões.

Bolas, se estamos com os mesmos pontos que o Braga e toda a comunicação social diz que os minhotos são candidatos ao título, o Benfica não é!?

Mas para conseguirmos lá chegar, temos de inverter este ciclo de maus resultados que se iniciou com a derrota em São Petersburgo e para isso é preciso mais força mental, motivação e voltar a jogar ao mais alto nível, com confiança.

Parece-me que, precisamente, jogar ao mais alto nível, será mais fácil com outro lateral-esquerdo que não Emerson e já que o brasileiro não vai poder jogar na próxima jornada da Liga, seria melhor começar já a substitui-lo no jogo da Champions.

Também esse jogo é essencial para o nosso futuro próximo, pois uma passagem aos ¼ de Final da competição internacional maior de clubes contém, não apenas o sucesso inerente ao prosseguir num contexto de tal importância e o regresso do Benfica ao seu devido lugar, entre as 8 melhores equipas da Europa, mas também uma importante injecção de moral para o resto da época.

Quem seria esse lateral-esquerdo que substituiria, desde já, o Emerson?

Tanto faz, acredito que, quer o Capdevilla, quer o Luís Martins, sejam uma melhor opção.

O espanhol tem experiência e futebol nos pés suficiente, tanto para jogar qualquer partida da Champions, como para aguentar a exigente ponta final do campeonato, na qual o Benfica não deverá ter qualquer deslize.

A questão será se a sua forma física lhe permite fazer este último terço da época no nível que se exige.

Quanto a Luís Martins, a sua frescura física, própria da sua juventude, não oferecerá nenhum obstáculo, antes pelo contrário.

A sua qualidade parece também inquestionável, fruto das opiniões de diversos técnicos e comentadores e ainda como mostra a sua assídua presença nas convocatórias e nas equipas iniciais da Selecção de sub-21.

Claro que, com a sua idade, tem ainda muito para evoluir, mas também essas são boas notícias, pois se o miúdo já é bom, podemos ter ali um já valioso diamante, para irmos delapidando com o tempo.

Ora parece-me ainda que os jogadores só evoluem jogando.

Poderia a sua juventude reflectir alguma imaturidade e nervosismo, indesejáveis em qualquer jogador titular do Benfica, principalmente em jogos decisivos como o de amanhã com o Zenit e em todos os que iremos disputar, para a Liga portuguesa?

Claro que, quanto mais experiente o jogador, mais maturidade terá e melhor controlará os seus nervos, mas o próprio Luís Martins, se bem se lembram, estreou-se precisamente num jogo da Champions e do que me lembro, não se portou nada mal.

Isto é, não pior do que o Emerson!

Portanto, entre o experiente campeão europeu e mundial e o prometedor vice-campeão mundial, a entrada de um deles na equipa, em vez de Emerson, são claramente boas notícias!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Bienvenidos Hermanos!


Em Julho deste ano, vamos receber no Estádio da Luz, para a 4ª Eusébio Cup, o Real Madrid:

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/21534/language/pt-PT/-Eusebio-Cup-2012-com-o-Real-Madrid-CF.aspx

O segundo maior clube da Penísula Ibérica, logo a seguir ao Benfica e pelo qual nutro alguma simpatia, e que tem um lugar especial na história do nosso próprio clube e na vida do homenageado, Eusébio:

http://www.youtube.com/watch?v=BOAIYoxYp3Y

Esta relação amistosa entre Benfica e Real Madrid está bem espelhada no primeiro objecto que se observa, à entrada da sala de troféus merengue, uma taça oferecida pelo Benfica, evocando a final de 1962 e que ilustrei já num post de há cerca de dois anos e meio:

http://camisolaberrante.blogspot.com/2009/07/estadia-em-madrid.html

Bienvenidos hermanos!

Futre ajoelha-se aos pés do grande Pequeno Genial


Falando na Gala do 108º Aniversário do Sport Lisboa e Benfica, há ainda outro momento inesquecível e que, como muito bem me lembrou o meu amigo Ricardo Pedro (deixem-me fazer publicidade descarada e avisar o pessoal da zona de Castelo Branco e não só, que necessite de ferragens e outros materiais de construção, que recorra à empresa da família deste meu amigo, a Soferragens), não poderia deixar de destacar.

É quando, após Fernando Chalana receber o Prémio Carreira, entra Paulo Futre, para cumprir a promessa de se ajoelhar aos pés de seu ídolo:


Este foi também o meu primeiro ídolo no futebol, enquanto ainda muito novinho, fui pelas primeiras vezes ao Estádio da Luz, aquele a quem chamaram um dia "Pequeno Genial".