sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O puto do Benfica


Não escrevia neste blog há algum (muito) tempo, mas como já dito em posts anteriores e em e-mails que envio para muitos de vós (desconfio que o número de leitores deste blog é igual, ou menor, que o de destinatários dos meus e-mails sobre o Benfica, he he he), tenho tido mais vontade de tecer publicamente as minhas considerações sobre o nosso clube quando as coisas correm pior.

Se olharmos para a nossa classificação na Liga nacional, para a nossa caminhada na Liga dos Campeões e até mesmo na Taça da Liga (pena a Taça de Portugal já ter ido à vida, assim já não fazemos o “quadriplet”, mas a Académica é um clube histórico do futebol luso e deixemos-lhe esse troféu), facilmente se percebe que, tendo em conta a minha tendência anteriormente referida, eu não tenha escrito muito ultimamente.

Decidi, então, tentar combater essa mesma tendência e publicar alguns pensamentos neste espaço de forma mais assídua e sobretudo nos momentos mais felizes do SLB.

Falando em situações positivas, que melhor tema que a afirmação de um jovem benfiquista de 20 anos, na nossa equipa principal?

Falo-vos, claro está, de NÉLSON Miguel Castro OLIVEIRA!

O que despoletou em mim esta vontade de escrever sobre este nosso puto maravilha foi, naturalmente, o golo que marcou no passado Domingo ao Marítimo e a subsequente reportagem do Mais Futebol, sobre este jogador:

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/nelson-oliveira-reportagem-maisfutebol-benfica-pai-ginasio-rui-costa/1324015-1456.html

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/nelson-oliveira-cavaquinho-pedras-caminho-avo-reportagem-maisfutebol-benfica/1324019-1456.html

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/nelson-oliveira-reportagem-maisfutebol-assalto-seixal/1324023-1456.html

http://www.maisfutebol.iol.pt/benfica/nelson-oliveira-reportagem--maisfutebol-dificuldades-seixal-trabalho/1324016-1456.html

Orgulho-me de, apesar de escrever pouco neste meu blog, num dos poucos posts que contém, de há cerca de 3 anos, ter falado já do Nélson Olivereira:

http://camisolaberrante.blogspot.com/2009/05/o-benfica-e-formacao.html

Para os mais preguiçosos, aqui fica o que então escrevi:

“Pois, é... Então parece que, apesar de tudo o que se pensa, em Abril, o estágio da Selecção Nacional de sub-19 contava com a presença, entre os seus 25 jogadores, com 9 do Benfica, clube que mais jogadores emprestou aos trabalhos da equipa nacional, sendo que estavam 5 do Sporting e 4 do Porto (sim, os nossos eram tantos quantos os deles juntos). Descobre-se ainda que o Benfica foi ontem ganhar, por duas bolas a zero, a casa do Porto, para o nacional de júniores, estando em primeiro lugar desse campeonato. Se lermos as duas notícias, chegamos ainda à conclusão que existe um tal de Nélson Oliveira, que é, não só o capitão da Selecção da sua catogoria, sendo que costuma alinhar nos sub-19 tendo apenas 17 anos, como o autor dos dois golos que a nossa equipa júnior marcou no Porto.

Ah, é verdade... Recordam-se do estágio onde tinhamos 9 jogadores do Benfica? Pois esse estágio era para o jogo com a Dinamarca, o qual ganhámos por dois golos a zero. Adivinhem quem marcou os golos... Um puto de 17 anos do Benfica, chamado Nélson Oliveira (no dia do meu aniversário, obrigado pelos dois presentes, Nélson).

http://desporto.pt.msn.com/Futebol/article.aspx?cp-documentid=15831197

Nunca ouviram falar dele? Agora imaginem se ele fosse do Porto (como foi com o Postiga) ou do Sporting (como se faz com todos). Era já uma um dos diamantes do seu respectivo clube, representando o sucesso no processo de formação de jovens jogadores desse mesmo emblema.

Como joga de águia ao peito... É só um puto do Benfica.”

Felizmente, depois do que fez no Mundial de sub 20, na Colômbia, ao serviço da Selecção Portuguesa e do faz agora na nossa equipa principal, já não é “só um puto do Benfica”.

Nesse mesmo campeonato, outra jovem estrela brilhou, ao serviço da Espanha, embora tenha nascido em Terras de Vera Cruz: Rodrigo.

Num outro blog, que me foi aconselhado pelo meu amigo Nuno Lebreiro e vos recomendo vivamente que acompanhem tal como tenho feito (http://catedraldaluz.blogs.sapo.pt/) está publicada a seguinte frase, antecedendo as fotografias de Nélson Oliveira e de Rodrigo: “Apresento-vos os actuais e os futuros avançados das Selecções da Península Ibérica.

Aqui está o link desse post:

http://catedraldaluz.blogs.sapo.pt/?skip=15

É isto que esperamos, com toda a naturalidade, que Nélson Oliveira seja o futuro avançado, não apenas do Benfica, mas da Selecção Nacional.

Claro que gostaria de ter mais portugueses a jogar na equipa principal do Glorioso e acredito que isso irá acontecendo aos poucos e em crescendo, mas mais do que portugueses, precisamos é de benfiquistas, como o Nélson Oliveira, que ainda meninos digam “quero e um dia vou jogar no Benfica”!

Qualquer dia o Nélson Oliveira vai deixar de ser puto, mas será sempre “do Benfica”!

Sem comentários:

Enviar um comentário